Pedagogia

Pedagogia

Autorização de Funcionamento do Ministério da Educação: Portaria nº 2.387/2001; 523/2007.

Reconhecimento do Ministério da Educação: Portaria nº 789/2006; 286/2012.

Coordenadora do Curso: Sandra Maria Guisso

Duração Mínima: 4 anos (8 semestres)

Duração Máxima: 8 anos (16 semestres)

Vagas: 100 vagas semestrais

Sistema de Matrícula: Crédito

Regime de Matrícula: Semestral

Titulação: Licenciatura

Funcionamento: Noturno

Missão do Curso: O Curso de Pedagogia, oferecido pelo IESRS - Instituto de Ensino Superior da Região Serrana, destina-se em consonância com a sua proposta inicial, a formação de docentes para o Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. A proposta é inovadora,pois além das questões fundamentais capacita o futuro docente a problematizar questões relevantes da atualidade, como problemas da sociedade, sexualidade e meio ambiente. Desse modo, pretende-se atender ao disposto nos artigos 61 e 62 da Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que dispõem sobre a formação dos profissionais da educação que deverá ser feita em nível superior.

Perfil do Licenciado em Pedagogia: Assumir o planejamento, a execução e a avaliação de atividades docentes em classes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de zonas urbana ou rural; atuar na gestão pedagógica e administrativa da escola; participar ativamente da vida da escola criando condições para sua integração na comunidade; assumir compromisso com ações voltadas para o aprimoramento da escola, do sistema de ensino; projetar e valorizar sua atividade profissional com o contexto econômico, político, social e cultural de seu tempo e do espaço que atua. Promover a formação humanística e cívica do/a professor/a mediante o aprofundamento dos estudos de cultura geral, do conhecimento da realidade educativa e dos conteúdos envolvidos em sua atividade de magistério; Propiciar condições para a formação de uma competência técnico–científica para o exercício da atividade docente, nos diferentes níveis em que a mesma é exercida; Desenvolver interesse por estudos sistemáticos da atualização do aperfeiçoamento profissional bem como a busca da inovação do conhecimento pedagógico.

Estrutura Curricular