Engenharia Ambiental e Sanitária

Engenharia Ambiental e Sanitária

Autorização de Funcionamento do Ministério da Educação: Portaria Nº 35, de 19 de abril de 2012, publicada no D.O.U. em 20/04/2012.

Reconhecimento do Ministério da Educação: Portaria Nº 703/2013.

Coordenadora do Curso: Sandra Maria Guisso

Duração Mínima: 5 anos (10 semestres)

Duração Máxima: 10 anos (20 semestres)

Vagas: 50 vagas semestrais

Sistema de Matrícula: Crédito

Regime de Matrícula: Semestral

Titulação: Bacharel

Funcionamento: Noturno

Missão do Curso: O Curso de Engenharia Ambiental da FARESE tem como missão formar profissionais para atender as demandas na área ambiental, harmonizando a utilização sustentável dos recursos naturais com a conservação da Natureza e contemplando de forma equilibrada os valores econômicos, tecnológicos, sociais e ambientais.

Atuação Profissional: O profissional graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária pela FARESE estará apto a atuar no estudo da qualidade da água, do solo e do ar; atuar na execução e operação de sistemas ambientais, nos estudos de avaliação ambiental realizando relatórios de impacto ambiental, atuar nos processos de licenciamento ambiental, participar de estudos especiais elaborando e executando planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento básico e tratamento de resíduos; trabalhar na recuperação de áreas contaminadas ou degradadas, estudar e avaliar diferentes fontes de energia e o potencial energético de uma região utilizando os recursos tecnológicos existentes. A formação do Engenheiro Ambiental por ter sua base nas engenharias, este profissional participa dos processos de produção industriais avaliando, viabilizando, adaptando e normatizando a produção à preservação do meio ambiente.

Onde Trabalha: O mercado de trabalho para o bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária é amplo. Atua no planejamento, na gestão ambiental e na tecnologia sanitária e ambiental, nas indústrias do setor de controle e diminuição da poluição, presta consultorias (diagnósticos e avaliação de fontes de poluição; projetos de sistemas de tratamento de efluentes), atua no setor público (em prefeituras com projeto, execução e administração de aterros sanitários e usinas de reciclagem de lixo); avalia e analisa os impactos ambientais de empreendimentos; propõe ações de preservação, conservação e recuperação do meio ambiente; atua nos órgãos de fiscalização e controle ambiental; atua em indústrias projetando e acompanhando a execução de infraestrutura e instalações de equipamentos.

  • Nota 4 no ENAD.
  • Curso avaliado pelo MEC.
Estrutura Curricular